29 julho 2006

Morri e fui parar ao Paraíso.... dos cactos!

Há poucos dias falaram-me de um viveiro/centro de cactos, situado perto do Cartaxo, que embora não tenha venda ao público, é "visitável" (graças a enorme disponibilidade e simpatica de quem o dirige) e absolutamente memorável! Essa era a "promessa" e, mesmo assim, ficou aquém da experiência vivida.
Chegámos um pouco tarde (relativamente ao horário normal), apresentei-me e referi quem me tinha indicado o viveiro, disseram-nos de que poderíamos escolher alguns exemplares e deram-nos duas pinças de cactos e dois tabuleiros que para mim imediatamente se tornaram pequenos!!! Ou seja, o inevitável!
Comprei mais alguns pequeninos exemplares e cerca de três ou quatro exemplares médios.

Comprei esta mammillaria spino (spinosissimus) cristata, supostamente bastante rara
mammillaria cristata

uma Parodia magnífica
parodia magnifica

e também este Agave Victoria Regina:
agave victoria regina

De seguida, fomos visitar os viveiros (sementeiras), cujos exemplares demoram cerca de três anos a ter tamanho suficiente para serem comercializados, vimos também exemplares únicos com cerca de 200 anos de idade (astrophytums), outros vindos da Namíbia, absolutamente de perder a cabeça!!
A verdade é que visitámos privilegiadamente guiados pelo conhecimento e simpatia do Helder (filho dos donos) estes e outros viveiros - noutro local - cuja magnificência me tolheu os gestos e, muitas das vezes, a fala também (coisa difícil! ;)

cactuslandpachanois
cactusland
cactusland
parodia on mammifield

Fiquei (não fã, mas) completamente apanhado!!!

Confirmo a minha vontade de transformar o canteiro central em canteiro de cactos!!
Tentarei agora começar a esquematizá-lo, para que fique "definitivo".

2 comentários:

Unknown disse...

Olá! Obrigado pelo post....mto bom! Pergunto se podes partilhar o nome do viveiro.

Cump.

Ezequiel Coelho disse...

http://www.cactotejo.com/

São bastante simpáticos e correctos!
Vale bem a pena passar por lá!
Convém telefonar para ver se @ podem receber, pois é um viveiro de venda para grandes superfícies.

Cumprimentos e obrigado pela visita