30 outubro 2006

O orçamento



O orçamento para a impermeabilização da cave, que ontem me foi enviado, excedeu (mesmo) as minhas mais preocupadas expectativas! Penso de que se estão a aproveitar do facto de eu estar aflito com a situação e também devem pensar de que sou dono de algum banco!
As despesas têm sido imensas (desde o plástico que comprei para evitar que o terreno junto à casa absorvesse tanta água, até ao motor de extração de água, passando por todo o material de impermeabilização e pelo aspirador de água!).

O Orçamento

Trabalhos a realizar na Cave
* Retirar móveis
* Abrir com rebarbadora 10cm junto ao rodapé
* Abrir buraco para caixa de esgoto
* Colocar caixa em P.V.C. com tampa
* Colocar tubo em P.V.C. de 90, desde a caixa até ao tecto
* Pintar com uma demão de Adercril ( ref. 215)
* Colocar rede 4*4, seguindo-se uma demão de Cilastic ( ref. 475)
* Aplicar segunda demão de Cilastic ( ref. 475)
* Colocar rede e Cilastic ( ref. 475) no rodapé
* Colocar pedra mármore com cimento-cola e betumar
* Colocar rodapé com cimento-cola e betumar

Preços
* Mão de obra, por m2, de Cilastic………………..15€
* Mão de obra, por m2, de Adercril…………….…..7€
* Mão de obra, por metro linear, de rodapé………...7€
* Mão de obra, por m2, de pedra e betume………..15€
* Mudanças……………………………………….100€
* Abrir buraco e colocar caixa……………………180€
* Colocar tubo…………………………………….220€

-----
ao que eu respondi:

Caro ...,
obrigado pela resposta.
Gostaria de esclarecer alguns pontos.

Qual o prazo da obra (início e fim)?
Quando mencionou os 13 a 15€ por metro quadrado (tudo pronto), não referiu que havia custos por material e por camada!!
Ou seja, em vez dos 13 a 15€ por metro, fica em 29€ por metro quadrado, bastante diferente do que foi mencionado...
ou seja ainda... se forem 35m2... rondará os 1000€, só a colocação do impermeabilizante!.... Um "pouco" incomportável!
Quanto à colocação do tubo (cerca de 2 metros) da caixa até ao esgoto de cima, custa 220€???
O tubo e a caixa de pvc é por sua conta?
O custo total ronda (pelas minhas contas ) os 2000€!!! (mesmo fornecendo eu os materiais de isolamento e o motor de retirada de água)
Parece-me que é um pouco excessivo...

Se puder, esclareça-me quanto ao aspectos que atrás refiro!
Os meus agradecimentos!

----

Hoje telefonei-lhe para esclarecer as minhas dúvidas e ele estava à espera de que eu (de caras) aceitasse o orçamento.
Disse-me que tinha sido a esposa que tinha duplicado o valor da "colocação do tubo" e da caixa, que os 180€ era para ignorar (pergunto-me como é que ele soube tão rapidamente do que se tratava) e que os 220€ já incluiam a colocação do tubo.
Quando à subdivisão de preço por metro e por camada... não sabia que eu tinha de colocar Adercril...
O facto de não ter mencionado o valor por metro linear (no arranjo do rodapé) e os 15€ por metro quadrado da colocação da pedra... também lhe pareceu pouco importante.

Ou seja, fiquei de lhe dar uma resposta, mas avisei-o de que, pelo menos, a colocação da pedra será executado por outra pessoa.
Entretanto, telefonei de novo ao técnico que me tinha dado este contacto, para lhe contar do sucedido e pedir-lhe que me sugira outro "sub-empreiteiro".
Aguardarei até amanhã!

Sem comentários: